A Câmara

A CÂMARA DE COMÉRCIO ITALIANA RIO GRANDE DO SUL – BRASIL (CCIRS)

Fundada em 1959 em Porto Alegre (RS), como associação sem fins lucrativos constituída segundo as leis brasileiras, reconhecida pelo Governo Italiano (Lei 518/70) e integra a Associação Italiana das Câmaras de Comércio Exterior/Assocamerestero, que compreende uma rede mundial de aproximadamente 60 Câmaras de Comércio Italianas presentes em mais de 50 países nos cinco continentes.

Em seus 60 anos de atividade, consolidou o seu enraizamento e atuação no fomento às atividades econômicas em seus diversos segmentos, fortalecendo as relações com autoridades e agentes governamentais, federações, associações de classe e com as mais diversas instituições italianas e brasileiras.

Dispondo de uma equipe interna de qualificados colaboradores com fluência na língua italiana e conhecimento dos mercados do Brasil e Itália, conta também com uma rede externa de colaboradores formada por profissionais especializados em diversas áreas e atividades econômicas.

A sua base associativa é composta por empresários de pequeno, médio e grande porte, bem como por operadores e profissionais liberais do Rio Grande do Sul que representam a pluralidade dos setores econômicos presentes no Estado.

Missão

A CCIRS como ponto de referência da Business Communities Ítalo-Brasileira, com oferta de serviços destinados ao processo de desenvolvimento e internacionalização das empresas.

Nossos Princípios

Serviços de qualidade desempenhados com:

  • Competência
  • Clareza
  • Cortesia
  • Sigilo
  • Imparcialidade

Oferta de serviços orientada ao/a:

  • Pleno atendimento das solicitações e exigências
  • Agilidade
  • Trasparência nos procedimentos

Nossos Objetivos

Assistência ao cliente mediante serviços que partem de informações básicas de orientação sobre o mercado-alvo, até o suporte nas estratégias de posicionamento e de penetração das empresas italianas no mercado brasileiro, e das empresas locais interessadas nas diversas formas de parcerias e atuação junto ao mercado italiano.

Eventos e atividades de match-making desenvolvidos para possibilitar às empresas associadas e parceiras a encontrarem potenciais interessados na colaboração produtiva, tecnológica comercial.

Promover e valorizar as excelências do território italiano difundindo as peculiaridades e o know-how mediante a realização de missões empresariais e clusters produtivos.

Fornecer expertise sobre como operar no Brasil e na Itália através da disponibilização de banco de dados e de talentos e possibilidade de formação de profissionais, mediante visitas e estágios junto a renomadas instituições e players brasileiros e italianos.

Serviços e Oportunidades

agsdi-calendar

ATIVIDADES E EVENTOS

Iniciativas nas áreas de informação & comunicação, formação e marketing voltados à aproximação de mercados e promoção de negócios Brasil-Itália

agsdi-message

INFORMATIVO E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Boletim que apresenta as demandas e ofertas das empresas parceiras e associadas da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul-Brasil

agsdi-people

ASSISTÊNCIA E INTERNACIONALIZAÇÃO

Serviços personalizados mediante uma equipe internacional multidisciplinar altamente qualificada no Brasil e na Itália

agsdi-pencil

TRADUÇÕES E INTÉRPRETES

Rede de profissionais especializados em traduções de documentos e intérpretes qualificados com nível avançado na língua italiana

agsdi-briefcase

PROMOÇÃO E NEGÓCIOS

Banco de empresas, negócios e oportunidades

agsdi-binders

REGISTRO IMPRESE

Registro com os dados das empresas italianas

MARKETING E PARCERIAS

Divulgação dos produtos e serviços nas mídias da CCIRS

agsdi-notebook-2

PROMOÇÃO E TALENTOS

Database de profissionais interessados ou ligados aos mercados italiano e brasileiro

Nossa Equipe

Felipe Anselmo Olinto

Presidente da CCIRS e do Conselho Arbitral

Advogado, com MBA em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas, participa da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil desde 1999, tendo colaborado como conselheiro, presidente do conselho fiscal e finalmente como presidente, exercendo o mesmo cargo no Conselho Arbitral da Câmara de Conciliação e Arbitragem da entidade (CCA@CCIRS).
Foi membro da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, representante do Syndarma – Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima junto ao porto de Rio Grande, diretor do Clube dos Jangadeiros e Federasul.
Na condição de advogado se dedica à prestação de serviço à sociedades empresáriais nacionais e estrangeiras de médio e grande porte, bem como no atendimento à pessoas físicas na área de família e sucessões.
Ao longo de sua carreira, construiu uma sólida experiência em mediação e composição de conflitos econômicos junto a sociedades empresáriais, sindicatos e famílias.

Antonio Carlos Grisci

Vice-presidente da CCIRS e do Conselho Arbitral

Engenheiro de Mineração, Pós-graduado em Finanças e Investimentos, é Diretor da Copex – com larga experiência na área de Exportação e Importação – e CEO da Fiori do Brasil, subsidiária da italiana Fiori Group S.p.A., líder mundial na fabricação de autoconcreteiras, dumpers e silos horizontais.

Participa da Câmara de Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul-Brasil desde 2007, atualmente no cargo de Vice-presidente, exercendo o mesmo cargo no Conselho Arbitral da Câmara de Conciliação e Arbitragem da entidade (CCA@CCIRS). Representante do Sistema Itália no RS-Brasil no grupo de trabalho sobre investimentos nos setores de energia e infraestrutura em coordenação com o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre e a Embaixada da Itália em Brasília. Sua trajetória profissional é marcada pelo fomento de parcerias neste vasto campo de oportunidades.

Júlio Bresolin

Vice-presidente da CCIRS e do Conselho Arbitral

Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas, possui especialização na PUCRS em Comércio Exterior e mestrado pela UFRGS em Marketing Internacionais. Responsável pela implantação da empresa Gemata do Brasil em São Leopoldo/RS, filial do grupo italiano Gemata SpA de Vicenza, atua há mais de 13 anos como diretor comercial da mesma. Tem larga experiência no setor coureiro-calçadista onde atua desde 1992 fornecendo máquinas e equipamentos italianos.
Membro do conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados (ABRAMEQ), sua trajetória profissional lhe rendeu o prêmio de reconhecimento em 2014 com o Troféu Garra de Ouro. Em 2015 passou a integrar o quadro de associados e atualmente como Vice-presidente da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul – Brasil, exercendo o mesmo cargo no Conselho Arbitral da entidade (CCA-CCIRS) trazendo sua experiência para fomentar os negócios entre Brasil e Itália no segmento coureiro-calçadista.

Carlos Alberto Sanches

Conselheiro Diretor

Engenheiro pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com habilitação em mecânica de máquinas, teve uma trajetória profissional marcada pela especialização no ramo de Segurança do Trabalho e de Equipamentos Industriais, culminando com a abertura de sua própria empresa – Sava Equipamentos Industriais – focada, principalmente, em tecnologia de envase para derivados de uva (vinhos, sucos e espumantes), reunindo uma experiência de mais de 30 anos.

Aproximou-se desde muito cedo da Itália e desde 2005 integra o quadro de associados e desde 2007 ocupa o cargo de Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil.

Stephania Puton

Conselheira Diretora

Advogada desde 2002, formada na Universidade Luterana do Brasil e doutora em direito pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza. Atua na área de direito de imigração e investimentos internacionais prestando serviços a empresas estrangeiras que pretende realizar negócios no Brasil, bem como consultoria à empresários brasileiros interessados em realizar investimentos no exterior. Em 2015 ingressou no quadro de associados e ocupa atualmente o cargo de Conselheira da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil.

Hebe Bonazzola Ribeiro

Presidente do Conselho Fiscal da CCIRS e do Tribunal Arbitral

Advogada desde sua formatura em Direito em 1981, na UFRGS, e sócia da Teixeira Ribeiro Advogados desde 1990. É sócia fundadora do Instituto de Estudos Tributários (IET), onde foi Diretora Financeira por duas gestões, e é Diretora da Revista de Estudos Tributários – RET, em coparticipação editorial com a Síntese.
Membro honorário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), promoveu a abertura da Seccional do Rio Grande do Sul do CESA, sendo sua primeira Vice-presidente.
Foi membro do Conselho Consultivo da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Porto Alegre – CBMAE Federasul, onde está inscrita no rol de árbitros. Por sua iniciativa, foi criada a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul – Brasil (CCA@CCIRS) sendo a atual Presidente do seu Tribunal Arbitral.
Membro da CCIRS por mais de 10 anos onde já atuou como Vice-presidente, ocupa atualmente o cargo de Presidente do Conselho Fiscal.

Rogério Pasqualetto

Conselheiro Fiscal da CCIRS

Engenheiro eletroeletrônico e sócio diretor da sociedade Pasqualetto Eletroindustrial Ltda. Grande experiência no campo eletrônico e do controle e da gestão da segurança das máquinas e equipamentos de bebidas e agroindustriais.

Membro associado da Câmara de Comércio Italiana há 10 anos e atualmente como Conselheiro Fiscal

Júlio dos Anjos

Conselheiro Fiscal

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS/RS em 02/2017. Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Eng. Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – em 1991. Pesquisador nas áreas de Big Data, sistemas distribuídos, Cloud, sistemas de infraestruturas híbridas e sistemas virtuais. Professor Adjunto da ULBRA/Campus Canoas – dos Cursos Superior em Tecnologias de Rede e Ciências da Computação desde 2009. Atua no mercado de Informática desde 1987. Sócio administrador da Compy Sistemas e Serviços em Informática Ltda, fundada em 1997, atuando nas áreas de Sistemas de Informação e Suporte Técnico Avançado. Foi Diretor Delegado da Metropolitana Sul da Federasul nos períodos de 2004 a 2010. Foi consultor do SEBRAE/RS de 2004 a 2014 atuando no Setorial de Software da região Metropolitana de Porto Alegre. Há mais de 10 anos integra o quadro de associados e atualmente como membro do Conselho Fiscal da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil.

Giovanni Cataldi Neto

Conselheiro Fiscal Suplente

Economista, pós-graduado MBA Executivo pela FGV e com PÓS- MBA em Valluation também na FGV e pós-MBA em negociação em curso pela FGV, atua no Mercado Financeiro desde 1994, com experiência em Instituições Financeiras de pequeno e grande porte nacionais e internacionais, atualmente trabalha como Diretor da SV Fomento Mercantil. Possui cursos de Extensão de Economic Theory pela City University em Londres, Inglaterra, Extensão em Comércio Internacional pela Cavendish College em Londres – Inglaterra e Business pela EF International na cidade de Brighton, Inglaterra. Efetuou estágios e trabalhos em empresas internacionais como Midland Bank, banco inglês do Grupo HSBC e Bolsa de Valores de Londres, na Inglaterra. Membro e Ex- DIRETOR do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul – IBEF/RS, EX-PRESIDENTE do Sindicato Patronal das Instituições Financeiras Não Bancárias do Rio Grande do Sul – SINDFIN. Profissional certificado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro – ANDIMA e agente de investimento certificado pela Associação Nacional das corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias – ANCOR. Tem entre seus conhecimentos diversos em Finanças atuação em Consultoria Econômica e Financeira e captação de recursos para empresas (Funding). Eleito executivo de Finanças do ano 2010 pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul.

Norberto Luiz Meneguzzi

Conselheiro Fiscal Suplente

Técnico em Eletromecânica pelo Senai-RS, atuando por 18 anos como Mecânico Senior de manutenção de aeronaves na Varig. Produtor rural (cunicultura ) por 3 anos.

Formação em enfermagem na Facos (Faculdade de Osorio), com um ano de experiência no Hospital de Terra de Areia. Assessor do Secretário da Saúde do Município de Caraá por 2 anos, trabalhei no Hospital da criança Santo Antonio, e atualmente trabalho na Emergência do Hospital Conceição por 18 anos, e Consultório particular de terapia da Coluna Vertebral (quiropraxia). Participa no quadro de associados há mais de 10 anos, atualmente ocupa o cargo de Suplente do Conselho Fiscal.

Janice Teresa Rota

Diretora Executiva da CCIRS e da CCA@CCIRS

Bacharel em Letras e Assessora Executiva e pós-graduada em Economia e Relações Internacionais pela PUCRS, construiu uma carreira acadêmica multidisciplinar e focada. Experiência internacional e qualificada na AICAI (Azienda Speciale della CCIAA Bari- Itália em Projetos Transnacionais e na Câmara de Comércio Ítalo-Belga de Bruxelas (Bélgica) em Políticas e Programas Europeus. Participação nos Meeting anuais dos Secretários-Gerais das CCIE – Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, em diversas cidades italianas com o objetivo de uma maior integração das atividades e dos percursos de formação e promoção de negócios na rede cameral italiana.
Atua na área de Comércio Internacional desde 1990 quando da nomeação e reconhecimento pelo Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, no cargo estatutário de Secretária-Geral da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil, entidade pertencente ao Sistema Itália no RS- Brasil e associada à Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior).

Associados

 
 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DA CÂMARA DE COMÉRCIO ITALIANA - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

QUERO FAZER PARTECONHEÇA AS VANTAGENS