Na Orquestra Jovem Recanto Maestro, desde 2015, são oferecidas gratuitamente aulas de cordas, sopros e percussão para orquestra clássica a jovens de 6 a 21 anos de idade, onde as aulas são oferecidas três vezes por semana a cada aluno no contraturno escolar. E nas férias escolares são realizadas as residências intensivas.

Essa edição da residência é especial porque conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Por meio da iniciativa Caravana Sinos, uma série de professores de outros estados e cidades está vindo lecionar para os estudantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro e músicos da comunidade em geral. A série de caravanas oferece cursos e oficinas presenciais e intensivas das diferentes linhas de ações do projeto, em apoio a orquestras de projetos sociais. O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Orquestra Jovem Recanto Maestro

O foco das caravanas é a capacitação de professores e monitores, alunos, instrumentistas e regentes das orquestras dos projetos sociais, com aulas dedicadas ao ensino e a prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades, gratuitas, têm à frente um time de profissionais de música integrantes da rede do Sinos e são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações.

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país.

Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.