Janice Rota, da Câmara de Comércio Italiana – CCIRS, juntamente com a jornalista Andréia Debon, participou do Forum delle Donne del Vino, que aconteceu no terceiro dia da Simei, em Milão, na Itália. O evento reuniu mulheres de diversos países, que tinham como objetivo a troca de ideias e experiências sobre o fomento da cultura do vinho através de atividades sócio educativas, culturais e econômicas.

Segundo a presidente da associação italiana Le Donne del Vino, Donatella Cinelli Colombini, as mulheres têm cada vez mais representatividade e atuação neste setor. Além disso, segundo Donatella, hoje as mulheres são diretamente responsáveis por cerca de 80% das compras de vinho no mundo.

Em uma conversa com Donatella e equipe, certificou-se que o Brasil tem um grande potencial para criar a sua própria entidade e congregar as mulheres que atuam na ampla cadeia do setor vitivinícola. Para tal, é necessário iniciar um percurso para reunir todas as categorias e, assim, formar uma associação oficial, que tenha como objetivo a promoção do vinho em todas as suas formas. Depois de criada essa associação, a mesma poderia participar, de forma integrada, de fóruns e eventos a nível internacional, a exemplo das comitivas de mulheres que participaram da Simei.

Confira fotos da presença das “donne del vino” na feira (Lo Scenario del Vino – Evoluzioni e Prospective / Forum delle Donne del Vino).