O grupo de rock Måneskin, criado por jovens de visual rebelde, começou a carreira tocando em troca de moedas na rua — mais precisamente, na agitada Via del Corso, no coração de Roma, e desde então, um salto impressionante rumo ao estrelato pode ser observado!
Após uma grande estagnação economica que devastou o mundo todo em 2020, incluindo a Itália que foi duramente atingida pela covid 19, a sua reconstrução vem se dando aos poucos, não apenas economicamente, mas no que tange sua cultura também, e os resultados disso tudo já são significativamente percebidos.

Maneski no Rock In Rio 2022. Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!
Em 2021 a banda venceu a competição musical mais badalada da Europa, A Eurovision, cuja final alcançou audiência de 183 milhões de pessoas, e passou a ocupar o topo das paradas globais no Spotify e, agora, assume um dos palcos mais cobiçados não apenas do rock, mas da música como um todo, o Rock In Rio 2022.
A ascensão do Måneskin ilumina uma peculiaridade da cena musical europeia: eles construíram sua fama num circuito de gincanas e festivais — os quais ainda guardam uma força no Velho Continente, participando desde 2017 de diversos festivais e competições, levando a cultura musicista Italiana direto para o palco mundo do Rock In Rio.
Um evento de tamanho porte representa um grande marco para os laços cada vez mais fortalecidos entre Brasil e Itália, não apenas para a cultura, mas os setores da economia e para todo o meio diplomático, refletindo em como a cultura italiana se faz presente desde sempre e de todas as formas.
Os paradigmas de que a cultura italiana oferece apenas obras clássicas e românticas estão sendo cada vez mais desmistificados, corroborando com a ideia de que existe espaço no mercado para os mais variados setores e negócios.

Grupo Maneski
Referências:
https://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/brasil/cultura/2022/09/10/maneskin-faz-show-iconico-em-sp-com-protestos-e-diversao_84c43fcc-d043-4ad0-bb11-4349840199a4.html
https://veja.abril.com.br/coluna/o-som-e-a-furia/rock-in-rio-a-incrivel-genese-do-rock-al-carbonara-do-maneskin/