Encontro acontece no dia 29 de setembro, no Teatro Lourenço Darcy Castellan do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa – de forma híbrida.

Acesso online e gratuito
Plataforma: IEDSP – https://www.youtube.com/c/iedsaopaulooficial
Promo CCIRS – https://www.youtube.com/channel/UCJ_0yrSIvGNWrv9exKm9nmQ  

 

A sustentabilidade é, sem dúvidas, um dos principais conceitos para frear e estabilizar as transmutações do clima, percebidas no último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para refletir sobre o tema, assim como sobre as novas diretrizes da inovação e da tecnologia e o desenvolvimento de novas relações comerciais e culturais entre Brasil e Itália, a edição 2021 do evento anual do Italian Design Day Porto Alegre debate ‘Projeto e Matéria: Novos desafios para a recuperação sustentável do Made in Italy’ no dia 29 de setembro, quarta-feira, às 14h.  O encontro acontece de forma híbrida – presencial e virtualmente – e gratuita.  

No Teatro Lourenço Darcy Castellan, do Complexo Histórico-Cultural da Santa Casa, os palestrantes Diego Piazza, Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais e coordenador da UCSGraphene, e Stefano Carta, designer e diretor acadêmico do Istituto Europeo di Design (IED Brasil), apresentarão suas novas estratégias para uma indústria mais sustentável, contribuindo para o debate sobre a sustentabilidade no design ítalo-brasileiro. Carta apresentará a Celer Furniture – sua mais nova empreitada: uma startup de mobiliário customizável sob medida e de encaixe que pode ser fabricado em qualquer lugar do mundo, incentivando ainda a produção local. Já Piazza apresenta a UCSGraphene, instalada no TecnoUCS, em Caxias do Sul, que conta com a maior planta produtiva de grafeno – material composto de átomos de carbono considerado o futuro da tecnologia – na América Latina, inaugurada em abril de 2020.  

Diretamente da Itália, a indústria de madeira Alpi, na apresentação do presidente da marca, Vittorio Alpi, e do diretor comercial Cristian Possenti, também marcará presença no evento, onde apresentarão as iniciativas tecnológicas e sustentáveis na fabricação da ALPIlignum – seu principal produto. Diretor de arte da Alpi desde 2015, o arquiteto e designer italiano Piero Lissoni apresenta a nova coleção da marca, lançada no FuoriSalone deste ano, que traz design e sustentabilidade aliados em cada peça.  

Com abertura do Cônsul Roberto Bortot e mediação do arquiteto Alexandre Viero, o quinto encontro do Italian Design Day acontece com realização do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, do programa Vivere all’Italiana, da Florense e com apoio da Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS) – que conta com a estratégia integrada de promoção da cultura e do modo de vida italiano promovida pelo Governo da Itália no Brasil. Para seguir os protocolos de segurança, o evento terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube do Istituto Europeo di Design de São Paulo (IEDSP) e da Promo CCIRS.  

Stefano Carta
À frente do Stefano Carta Vasconcellos Design Studio, o designer e diretor acadêmico do Istituto Europeo di Design (IED Brasil), crescido entre a Itália e o Brasil, apresenta seu mais novo projeto: a Celer Furniture – uma startup de mobiliário com quatro conceitos: sistema customizável por qualquer pessoa através do site; fabricação digital sob medida; uso de produtores locais através dos arquivos universais – podendo ser facilmente lido em qualquer máquina de controle numérico; e um sistema de montagem baseado apenas em encaixes, sem parafusos ou cola. Assim, ele é baseado na sustentabilidade ambiental, em que graças a produção por demanda, onde cada peça é feita exclusivamente à medida, sem depósitos ou estoques de produtivos, reduz o impacto ambiental da produção moveleira. 

Diego Piazza
Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS, Diego Piazza é coordenador da UCSGraphene, a maior planta produtiva de grafeno da América Latina. A empresa trabalha no desenvolvimento de projetos inovadores e na transferência de tecnologia em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo novos produtos ou aprimorando os existentes a partir da incorporação de grafeno, nanomateriais ou outros materiais, como nos revestimentos, equipamentos de segurança, metais, cerâmicas, impressão 3D, entre outros.  

Alpi
Fundada em 1919, a Alpi é a primeira empresa do mundo a industrializar o processo de produção da madeira composta: lâminas de madeira são coladas em diversas camadas, cortadas longitudinal e transversalmente e então dispostas em novas camas, de forma a criar os veios de uma árvore. Em parceria com o diretor de arte da marca, Piero Lissoni, a empresa decidiu produzir as novas coleções em madeira de choupo de sítios de arboricultura italianos – portanto, com matérias-primas totalmente sustentáveis, já que esse tipo de madeira se destaca por suas qualidades ambientais, com uma notável capacidade de absorver o CO2 presente na atmosfera.    

Alexandre Viero
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter | Mackenzie (2017), especialista em desenho mobiliário e interiores pela UCS e Universidade de Pordenone (Friuli Venezia Giulia, Itália – 2007). Arquiteto e urbanista pela Unisinos (2005), é professor no Politécnico da Unisinos e na Universidade Franciscana de Santa Maria.  

Serviço:
5ª edição do Italian Design Day Porto Alegre
Quando: 29 de setembro, quarta-feira
Onde: Teatro Lourenço Darcy Castellan – Complexo Histórico-Cultural da Santa Casa (Av. Independência, 75 – Porto Alegre)
Horário: 14h  

Plataforma:
IEDSP – https://www.youtube.com/c/iedsaopaulooficial
Promo CCIRS – https://www.youtube.com/channel/UCJ_0yrSIvGNWrv9exKm9nmQ  

Informações à imprensa
Infinito Assessoria
Simiane Gil | (51) 98185-0938
Milene Magnus | (51) 98913-1515
infinito@infinitoassessoria.com.br | jornalismo@infinitoassessoria.com.br