Você sabia que estudar na Itália pode deixar de ser um sonho para se tornar uma realidade?

O Governo e as Universidades Italianas recebem todo ano candidaturas para seus diversos programas de bolsa para estudar na Itália, como através do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI, a Universidade de Bolonha, a Escola Normal Superior de Pisa, entre outros.

Foto: Divulgação UFRGS

O MAECI, por exemplo, oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros de alguns países — incluindo Brasil, Angola, Moçambique e diversos outros da América Latina —  e cidadãos italianos residentes no exterior, com o objetivo de difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana no mundo. As bolsas oferecidas incluem diferentes níveis de ensino e âmbitos de estudo de instituições italianas públicas ou legalmente reconhecidas.

Além disso, algumas bolsas contam com um seguro de saúde e o pagamento de um subsídio mensal para cobrir os custos de vida do bolsista no País. Quando existe, a possibilidade de renovação das bolsas é vinculada ao cumprimento do programa de estudos previsto para o ano acadêmico.

Para entrar na pós-graduação na Itália não precisa apresentar um projeto de pesquisa, como no Brasil. A seleção é baseada no histórico acadêmico, currículo e às vezes em alguns requisitos específicos. Os cursos normalmente não têm um número fechado de vagas, por isso, podem ser aceitos até estudantes que depois precisem alinhar o currículo fazendo créditos extras.

A Universidade Luigi Bocconi oferece bolsas de estudos de mérito para estudantes internacionais matriculados em qualquer programa de graduação ou mestrado em Ciências da instituição. Esta bolsa, por sua vez, inclui apenas metade dos valores anuais das mensalidades.


São muitas as oportunidades para estudar na Itália, com alta concorrência muitas das candidaturas deste ano já foram encerradas, mas não deixe de conferir com regularidade  todas as oportunidades e seus respectivos editais. 

Universidade de Bolonha, Itália. Foto: Douglas Davey

 

 

 

Referências:

https://partiuintercambio.org/bolsas-paises/italia/

https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/governo-recebe-candidaturas-para-bolsas-para-estudar-na-italia/