Na terceira edição da Semana da cozinha italiana no Mundo, realizada nos dias 19-25 novembro de 2018, visa promover no exterior a comida e culinária italiana são marcas da “Italian taste”, oriunda a partir da EXPO 2015 Milão, que tem por premissas: qualidade, sustentabilidade, cultura, segurança alimentar, direito à alimentação, educação, identidade, território, biodiversidade.

Adicionado a isso o trabalho de promoção dos pratos italianos, bem como a dieta mediterrânea, faz com que a Itália o país mais saudável do mundo. Também são fundamentais as atividades de apresentação e internacionalização da oferta de formação italiana no setor, com o objetivo de atrair talentos do exterior e retê-los para o uso de produtos italianos de qualidade.

O projeto está integrado com as ações do Plano para a promoção extraordinária do Made in Italy, promovido pelo governo, a fim de melhorar a distribuição e presença comercial dos produtos de verdadeira comida italiana, bem como com as metas do Plano Estratégico do Turismo 2017 -2022, destinado a dar relevo aos territórios menos conhecidos no exterior.