A Itália se garante na posição de país com a maior quantidade da população idosa, comparada com o restante do continente europeu, e por isso as preferências sempre foram em comprar nas lojas físicas e pagar em dinheiro. No entanto, houve uma mudança significativa percebida na Itália nos últimos anos, principalmente após o Governo impôr o primeiro bloqueio nacional contra o coronavírus na Europa.

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O comércio eletrônico correspondia a apenas 8% dos gastos de varejo no país antes da pandemia, e no caso da Amazon, menos de 40% dos italianos compraram online no ano de 2019. Mas em 2020, a empresa passou a ganhar muita força e este número teve um salto para mais de 75%.

Já entre 2019 e 2021, em valor absoluto houve um aumento de 8 bilhões de euros nesse setor, impulsionado pelas vendas dos departamentos de TI e eletrônicos de consumo (+1,9 bilhões), Alimentos e mantimentos (+1,3 bilhões) e móveis e home living (+1,1 bilhões). 

Desde então, até as compras mais básicas começaram a ser feitas através do E-commerce – como jogos de tabuleiro e até mesmo papel higiênico – o que representa um grande avanço do mercado digital no qual deve ser visto com bons olhos, pois tais mudanças são um sinal de um amadurecimento digital em um dos países mais tradicionais do mundo que permitirá ao comércio eletrônico italiano a continuar crescendo mesmo em um cenário pós pandêmico.