Entre os dias 19 e 25 de outubro aconteceu a XX Settimana dela língua italiana nel mondo, evento realizado pela Consulado Geral da Itália em Porto Alegre em parceria com a Câmara de Comércio Italiana em Porto Alegre, a Embaixada da Itália em Brasília, o Instituto Italiano de Cultura, Scuola Villa Italiana, Duetto, Romics e UFRGS.

Na edição desse ano, o evento girou em torno da temática: “O italiano entre a palavra e a imagem: graffiti, ilustração e quadrinhos”. Cada dia contou com uma temática diferente, buscando abranger diversos temas e trazer novos olhares para a arte italiana.

Não conseguiu participar do evento? Nem se preocupa porque os vídeos estão salvos no nosso canal do YouTube “Promo CCIRS”.

Clique AQUI  para acessar o canal e assistir aos vídeos.

Para iniciar a XX Settimana dela língua italiana, no primeiro dia (19/10), ocorreu a mostra digital “O poder do desenho: a força evocativa dos quadrinhos e da ilustração entre realidade, distopia e sonho” que teve como temática central a representação da cidade e da dimensão urbana. Inclusive, essa mostra permanece acessível até dia 15/11/2020 e para acessá-la basta clicar AQUI.

Durante o segundo dia (20/10) , foi possível acompanhar as reflexões sobre a exposição: “O universo urbano entre realidade, distopia e sonho e a relação entre os ícones dos romances gráficos e a cidade coprotagonista” com as presenças de Manuele Fior, Francesco Cattani, Giuseppe Camuncoli e Enrico Fornaroli que tiveram como pauta a relação imprescindível dos quadrinhos com a dimensão urbana.

O terceiro dia (21/10) foi marcado pela entrevista concedida à Scuola Villa Italia pelo cartunista Iotti Carlo especialmente para celebrar a Settimana dela língua italiana nel mondo. Essa entrevista nos permitiu conhecer um pouco mais da vida do cartunista e de seu famoso personagem Radicci.

Já o quarto dia (22/10) foi um pouco mais denso com eventos pela manhã e noite. Iniciou-se com o evento ao vivo “A street art e a ilustração como leitura e narração do ambiente urbano” que dialogou sobre contaminações e perspectivas nos lugares do imaginário e nos lugares físicos das nossas cidades. Nessa parte, houve a participação do street artist  Diaviù (David Vecchiato) que, através de suas obras, expande e multiplica os conteúdos da cidade; e Marino Amodio e Vicenzo del Vecchio que, em seus romances gráficos, derrubam os pontos de vista usuais e abrem possibilidades originais da realidade urbana.

Durante a segunda parte do evento do dia 22/10, ocorreu um encontro especial no qual as estudantes do curso de Letras-Italiano da UFRGS discutiram as obras das escritoras italianas Grazia Deledda, Susanna Tamaro e Igiaba Scego. Essa conversa objetivou apresentar um recorte desse repertório, em um momento de diálogo e troca de experiências literárias. Ressalta-se que estudar essas autoras italianas é uma das etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa “Percursos da literatura feminina na Itália a partir do século XX”, realizado sob a coordenação da prof.ª Aline Fogaça dos Santos Reis e Silva.

O quinto dia (23/10) da XX Settimana dela língua italiana nel mondo nos permitiu conhecer um pouco mais sobre o projeto “A escola adota um monumento” que tem como propósito conectar estudantes aos monumentos de sua cidade em um exercício de pertencimento de cidadania. Já no penúltimo dia (24/10), Lucia Vitiello e Luiza Bozzetto traçaram um paralelo entre a arte de rua encontrada na cidade de Pompeia durante o Império Romano e em Torino (Turim) nos dias atuais para nos mostrar que o graffiti é uma arte milenar.

No último dia (25/10), o evento foi encerrado com chave de ouro. As professoras Lúcia Vitiello e Patrícia Lima da Silva leram trechos do conto “Ter Fuochi” do escritor italiano Erri De Luca em italiano. Ele não só escreveu vários livros de importante significado literário como também escreveu um conto sobre o preparo da berinjela à parmegiana. Nesta história, o poder das palavras é acompanhado pelo preparo deste prato, o que mostra que esta não é uma receita simples. É um pretexto literário, quase um poema, em que se combinam memórias de ambiente familiar, paixão, referência e gosto.