Quando se fala em marketing e, principalmente, marcas bem posicionadas que geram valor, a sustentabilidade pode ser vista como ferramenta de vantagens competitivas, além disso, quando aliada à tecnologia, pode representar uma verdadeira concorrente global.
“O consumidor atual demanda abordagens de marketing mais colaborativas, culturais e espirituais. As empresas devem se mostrar socialmente responsáveis, somente dessa forma elas terão consumidores comprometidos e engajados.” (KOTLER, KARTAJAYA E SETIAWAN, 2010, p.22)
Considerando as necessidades do mundo moderno, a moda, o design e a sustentabilidade têm representado as bases para as mais diversas feiras italianas, como é o caso do Salone del Mobile Milano 2023 que irá trazer, durante os dias 18 e 24 de abril, o tema “escola de design: Construindo o (im)possível — processo, progresso, prática” com foco na iluminação, incluindo Euroluce, a icônica Exposição Internacional de Iluminação em Milão, que tem a proposta de apresentar inovações nas soluções no campo da iluminação.

O tema escolhido para este ano contribui com a ideia de que a educação é a melhor ferramenta para o avanço do design, unindo a criatividade, tecnologia e sustentabilidade, e não há nada melhor do que jovens inovadores para solidificar estes três pilares nas projeções de arquitetura e design no mundo contemporâneo.

A Milan Fashion week também representa um evento de grande peso para o mundo da moda, e neste ano ocorreu em fevereiro. Outras feiras como Via Fauché, Viale Papiniano e a Via San Marco são opções disponíveis para serem visitadas durante o ano, proporcionando roupas, sapatos e acessórios de excelente qualidade, incluindo peças de grife, com foco na produção sustentável.
Diante desse meio, unindo a moda à sustentabilidade, o Humana Vintage Italia propõe um estilo de “brechó” que não deixa a desejar no que há de mais belo no design, sendo uma das mais famosas lojas italianas nesse ramo. Já em solo nacional, a Brasil Eco Fashion Week surge justamente para promover as boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira.
