No ranking como um dos países mais saudáveis do mundo, de acordo com Adam Drewnowski, diretor do centro de nutrição da universidade de Washington, a Itália também é mãe do Movimento Slow food:

“O Slow Food foi iniciado por Carlo Petrini e um grupo de ativistas na década de 1980 com o objetivo inicial de defender as tradições regionais, a boa comida, o prazer gastronômico e o ritmo de vida lento.” Slowfood.com 

Logo Slow Food

Com a Filosofia que aborda a necessidade de saber apreciar e degustar os alimentos de qualidade, frescos, orgânicos e minimamente processados, o Movimento Slow Food originou o evento Terra Madre Salone Del Gusto, que possibilitou que o movimento fosse difundido em mais de 160 países, desde 2004.

 A Terra Madre Salone Del Gusto é um evento que acontece a cada dois anos com o objetivo de trazer reflexões acerca dos alimentos, sempre com temáticas diferentes, reunindo produtores e consumidores de todo o mundo para prestigiarem as palestras e debates. Este evento é muito importante para a cultura italiana e retrata a importância de colocar plena atenção no hora das escolhas alimentares e no próprio ato de comer.

Com a pandemia, o evento passou a acontecer em formato híbrido, mas em 2022 irá ocorrer presencialmente na cidade de Turim, dos dias 22 a 26 de setembro, tendo como tema central a regeneração.

O Vice presidente do Slow Food, Edie Mukiibi, comenta que “O Terra Madre Salone del Gusto 2022 será uma grande oportunidade para analisar as questões levantadas pela atual crise ambiental, climática e sanitária, para não mencionar a geopolítica, e as possíveis respostas. O nosso objetivo é construir uma visão coletiva para o futuro do alimento, além das fronteiras políticas, colocando o foco de volta nas comunidades que nos alimentam e na nossa relação com elas, bem como a conexão entre a humanidade e o resto do mundo natural”.