A primeira edição da Wine South America encerrou com saldo positivo para o setor vinícola brasileiro e consolidou-se como a principal feira de vinhos das Américas. Entre 26 e 29 de setembro, cerca de 250 marcas expositoras – entre elas 100 vinícolas nacionais – mostraram a qualidade de seus vinhos, espumantes e sucos para um público qualificado, de compradores focados em negócios a winelovers interessados em vivenciar experiências. A Feira Internacional do Vinho aconteceu na cidade de Bento Gonçalves e registrou 6 mil visitantes – provenientes de 25 estados brasileiros e 16 países – um público qualificado e alinhado às propostas de feira. A CCIRS esteve presente, onde realizou diversas atividades, promovendo relações comerciais entre Brasil e Itália.
Confira abaixo alguns dos eventos realizados pela CCIRS:
26.09- Lucia Bailetti e Marcelo Vargas (CIAS Innovation, entidade especializada em formação e análise sensorial) conduziram o encontro com Marcia Monteiro, diretora-roteirista do filme “Legado Italiano”.
27.09– Andreia Gentilini Milan, Mauro Zardetto, e o chef Gianluca Belli do restaurante Tivoli di Cortina, apresentaram a start up “L’Arte nel Piatto” para novas formas de turismo cultural.
28.09– Com uma fantástica abordagem Lucia Bailetti (CIAS Innovation) e Marianna Medea, (Export Manager de Agriform) realizaram um masterclass, apresentando a análise sensorial de 12 queijos venetos, relatando as principais diferenças e modos de produção.
28.09– A enóloga ítalo-brasileira Monica Rossetti conduziu o encontro com Marcia Monteiro, diretora-roteirista do filme “Legado Italiano”. Para fechar foi realizado uma degustação com o espumante Glera ‘col fondo’, caracterizado por um processo de elaboração de outros tempos.
29.09– O último evento promovido pela CCIRS foi enriquecido com uma rica proposta “gourmet” onde se destacaram os queijos vênetos DOP da Agriform e um trio de polentas artesanais a “Biancoperla”, pelo Slow Food Vêneto, a “gialla integrale” da Val Belluna e uma variedade autoctone criola, selecionada pelo chefe Rodrigo Bellora, Presidente Convivium Slow Food, Primeira Colônia Italiana, de Garibaldi.